Programa Nacional de Sanidade Apícola.
O Programa Nacional de Sanidade Apícola executado pela SEAPA no RS (PNSAp) visa ao fortalecimenmto da cadeia produtivaapícola estadual por meio de ações de vigilância e defesa sanitária animal.
Notificação de doenças.
Existem várias doenças de abelhas que podem causar surtos e epidemiasna criação e que exigem medidas eficazes para sua prevenção e controle. O conhecimento da ocorrência de doenças em nossa região é fundamental para a viabilidade da apicultura.
A detecção de qualquer surto de mortalidade em um lote de abelhas deve ser imediatamente comunicada à Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ) do seu município.
Doenças que o apicultor é obrigado a notificar à Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ):
Loque americana;
Loque europeia;
infestação por ÁCAROS TROPILAELAPS SPP (Tropilaelaps Clareae e Tropilaelaps Koenigerum);
varroa;
nosemose;
acariose.
Além de outras que possam comprometer a apicultura estadual, a economia, a saúde pública ou o meio ambiente.
Os esforços para previnir a introdução de novas doenças no Brasil concentram-se no controle das importações de animais vivos, de material de multiplicação animal e de produtos com potencial de transmissão.
Recomendações de trânsito.
O trânsito de caixas de abelhas e rainhas só é permitido quando estão acompanhadas da Guia de Trânsito Animal (GTA).
Como você pode ajudar a prevenir as doenças das abelhas?
adquira somente animais de procedência conhecida acompanhados de Guia de Trânsito Animal - GTA.
jamais administre drogas de uso não permitido na apicultura e informe-se com o médico veterinário sobre dose, intervalo de aplicação, duração do tratamento e período de carência.
não se esqueça de informar qualquer anormalidade em sua criação apícola à Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ) de seu município o mais rapidamente possível.