ENCONTROU ESPÉCIE EXÓTICA INVASORA POR AÍ?
Ajude a monitorar espécies exóticas invasoras como essas. Baixe o APP Invasoras RS e envie o seu registro.
Espécies de fora são trazidas para o nosso estado e, aos poucos, prejudicam a biodiversidade, a saúde e a economia.
Para controlá-las, a SEMA criou o Programa Invasoras RS, e você pode nos ajudar.
Danos que as mesmas causam no ambiente, saúde e economia.
Espécies exóticas são organismos que ocorrem fora de sua área de distribuição natural. Muitas vezes elas são introduzidas a um novo ambiente através da ação humana, de forma intencional ou não.
Quando estabelecidas em um novo ambiente, ou seja, quando se reproduzem e expandem sua área de distribuição, as espécies exóticas podem ser motivo de problemas ambientais, econômicos e até mesmo riscos à saúde. Sem predadores naturais as populações dessas espécies tendem a se proliferar competindo por recursos, direta ou indiretamente, com as espécies nativas.
Esse processo é chamado de invasão biológica, um dos principais responsáveis pela perda de biodiversidade mundial, e é considerado um dos maiores desafios ambientais que o mundo enfrenta atualmente.
Uma das primeiras ações do Estado sobre este tema foi reconhecer as espécies exóticas invasoras do Rio Grande do Sul (Portaria Sema nº 79/2013), resultado de estudo realizado pelo Projeto RS Biodiversidade. Acesse a lista para conhecer as espécies invasoras presentes no Rio Grande do Sul, e nos ajude a conservar a biodiversidade do Estado evitando a disseminação de espécies invasoras!
Programa INVASORAS
Programa Estadual de Controle de Espécies Exóticas Invasoras – Invasoras RS, foi criado por meio da Portaria SEMA/FEPAM n.º 14 de 14 de maio de 2018 com o objetivo de atuar na prevenção, monitoramento e controle das invasões biológicas no Rio Grande do Sul.
Para mais informações, acesse sema.rs.gov.br/programa-invasoras-rs