HIDATIDOSE
Ajude a combatê-la.
Ajude a combatê-la.
A hidatidose não é apenas um doença que afeta o seu cão. Ela também pode trazer problemas sérios para a sua saúde. Não esqueça de cozinhar as vísceras antes de dá-las ao seus animais.
DÊ VERMÍFUGOS PERIODICAMENTE.
O que é a hidatidose?
A hidatidose é uma doença transmitida pelo cão a outros animais e ao homem. É causada por um parasita (Tenia - Echinococcus granulosus) e se caracteriza pelaformação de cistos hidáticos ou "bolhas d' água" nas vísceras.
A doença no cão.
O cão se infecta quando consome vísceras cruas com cistos hidáticos e geralmente não apresenta sintomas do parasitismo.
No homem.
O homem pode adoecer por meio do contato com o cão parasitado e pela ingestão de legumes crus ou de água contaminada com as fezes do cão. O cão elimina os ovos do parasita pelas fezes e muitos desses ovos ficam presos no pelo e no focinho do animal.
Nos animais.
Como o cão defeca no campo, os bovinos e os ovinos contaminam-se quando ingerem pastos e água contaminada com os ovos do parasita.
Prejuízos econômicos.
Animais com hidatidose têm sua produção diminuída (carne, lã, desenvolvimento).
Nos matadouros, as vísceras vermelhas como fígado, pulmão e coração, por apresentarem o maior índice de aparecimento de cistos hidáticos, são condenadas pela inspeção, o que ocasiona perdas econômicas para o criador.
Cuidado!
Nas pessoas, a hidatidose é uma doença grave que pode levar à morte. O tratamento é cirúrgico, com a extração dos cistos hidáticos.
Como você pode evitar:
cozinhando as vísceras antes de fornecê-las aos cães;
cercando as hortas para evitar que os cães entrem no local;
everminando periodicamente seus cães com produtos tenicidas (Praziquantel). Após, os animais deverão ficar presos por 48 horas e suas fezes enterradas ou queimadas;
lavando bem as mãos após o contato com o cão;
lavando bem as frutas e as verduras;
bebendo água fervida.