O Programa Nacional de Sanidade Avícola abrange os aspectos relativos às enfermidades das aves e à saúde pública. As ações do PNSA permitem assegurar a certificação sanitária do plantel avícola nacional, diminuindo as barrieras impostas ao comércio internacional, garantindo a geração de emprego e de renda e, principalmente, assegurando o fornecimento de produtos saudáveis à população.
Por que informar o SVO?
O Serviço Veterinário Oficial (SVO), através do PNSA, está sempre vigilante e pronto para investigar a causa de enfermidades em aves. O objetivo é descartar ou detectar - o quanto antes - doenças virais graves, como a Doença de Newcastle (DNC) e a Gripe ou Influenza Aviária (IA). Por isso, comunicar qualquer suspeita é indispensável para garantir uma opção rápida e redução dos prejuízos.
O que devo observar?
Qualquer mortalidade de aves sem causa aparente, associada ou não a sintomas respiratórios ou nervosos
Diminuição do consumo de alimentos ou água
Redução na postura de ovos
Fique atento também a outros sintomas importantes comuns em aves doentes:
morte súbita
aves quietas e menos ativas, até depressão severa;
emissão de ruídos respiratórios equivalentes a tosse e espirros no ser humano
apresentação de secreção nasal
lacrimejamento e conjutivite
dificuldade de respirar: aves esticam o pescoço e mantém o bico aberto
cabeça inchada (edema facial) e crista arroxeada (cianose)
diarreia
asas caídas;
torção de cabeça e pescoço
paralisia
convulsões e tremores
Em caso de suspeita, o que fazer?
Comunique o médico veterinário da Inspetoria mais próxima
Isole imediatamente aves doentes das demais
Não permita o acesso de outras aves, animais ou pessoas à propriedade até a chegada do médico veterinário
Conheça as principais características de DNC e IA:
Doença de Newcastle é uma doença viral altamente contagiosa e que comete tanto aves domésticas como silvestres. A transmissão ocorre por contato de ave doente com sadia. O vírus também pode ser transmitido por aerossóis (poeiras, gotículas) e através do contato com pessoas, roupas, calçados, água , alimentos, produtos de origem aviária (cama, ração) e equipamentos contaminados.
Apesar de a infecção causar conjutivite transitória em humanos e ser considerada uma zoonose menor, a grande preocupação com a doença se deve aos prejuízos econômicos que casua à avicultura. As perdas podem ocorrer tanto em aves comerciais como em aves de fundo de quintal, de zoológico ou de vida livre.
A Gripe ou Influenza Aviária é uma doença também viral e que acomete igualmente aves domésticas e silvestres. É altamente contagiosa e pode ser transmitida também ao ser humano podendo causar sintomas graves e até a morte. A transmissão pode ocorrer por contato com secreções respiratórias e fezes de aves doentes e por outras formas semelhantes à Doença de Newcastle.
Essa enfermidade provoca prejuízos sociais e econômicos extremamente profundos devido à alta mortalidade que pode causar nos animais e também pelas barreiras sanitárias impostas às regiões que registram a doença.
***************************************
Essa doença nunca ocorreu no Brasil, por isso precisamos estar alertas para impedir a entrada desse vírus no território nacional. Sempre que houver suspeita de doenças em aves comunique imediatamente aos técnicos da Inspetoria Veterinária. E não esqueça: cadastre e registre sua criação na Inspetoria Veterinária.
O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores mundiais de carne de frango, exportando para mais de 150 países. A qualidade e a sanidade produto nacional são referência nos mercados consumidores. A produção comercial de ovos tem grande potencial e está em expansão.
NOTIFIQUE SUSPEITAS DE DOENÇAS EM AVES
SOMENTE ADQUIRA ANIMAIS COM ORIGEM COMPROVADA
CRIAÇÕES AVÍCOLAS COMERCIAIS SOMENTE DEVEM MOVIMENTAR ANIMAIS COM DOCUMENTAÇÃO SANITÁRIA (GTA)